#IB - Little Angel: Capítulo 11

domingo, agosto 05, 2012

Subi correndo e fui para o quarto dela. Carly estava emburrada e de braços cruzados. Ri dela e sentei ao seu lado.

- O que foi Carly?
- A mamãe não vem me ajudar?
- Ela está fazendo bolo, não pode parar de bater lá.
- Mas eu quero ela, e não você!
- Para de ser chata mana. O que é que você esta com dificuldade?
- Você não vai saber, ela que sabe.
- Me deixa ver.

Peguei o livro dela e o li. Falava sobre o início do feudalismo na Era Medieval. “Ah, isso é fácil.”

- Carly, você tentou ler o enunciado?
- Sim! Eu não entendi nada disso aí.
- Tem certeza? Está tão obvio!   
- O que ta falando aí?
- Está perguntando quais são as características do feudalismo.
- E eu sei isso por acaso?

Ri dela e sentei de pernas cruzadas. Haja paciência.

- Você nem presta atenção na aula, não é?
- Não mesmo. Não gosto da professora de história.
- Sei como é. Mas, esse conteúdo é legal. Tenta prestar atenção nele, pelo menos. Eu vou te explicar um pouco, ok?
- Ok.
- O Feudalismo surgiu no século IV, e foi mais ou menos no Império Romano. Quando ele entrou em decadência pelas invasões dos bárbaros, eles vieram a utilizar o feudalismo como organização econômica e política.
- Não entendi nada.

Revirei os olhos e pensei em um jeito de explicar para ela que fosse divertido e educativo.

- Você sabe quem foram os bárbaros, Carly?
- Não.
- Eles eram homens altos e robustos, usavam roupas de couro e de pele de animais e fediam muito. Os cabelos deles eram grandes, deviam bater na altura do ombro e a barba também era comprida. Às vezes, até com trancinhas eram.

Carly riu de mim e continuei, pensando que daria certo.

- E eles também usavam uns capacetes com chifres bem grandes. Os europeus os conheciam muito bem e, tinham medo deles.
- Por quê?
- Porque eles eram nervosos e roubavam as cidades. Eles tinham barcos grandes, eram como piratas.
- Por isso você falou que os bárbaros invadiram as cidades?
- É. Eles viviam em uma parte muito fria da Europa, hoje onde é a Noruega. Dizem que eles viviam nos Alpes Escandinavos. E eles também podiam ser chamados assim, de Escandinavos. Ou bárbaros.
- Nossa, que legal. E por que eles invadiam?
- Porque eles eram malvados, ora!

Rimos juntas e Carly parecia mais interessada no assunto agora.

- Carly, você sabe por que se chama feudalismo?
- Não, não sei. Por quê?
- Porque as pessoas viviam em feudos. As cidades estavam em ruínas, e elas vieram morar em feudos. Os nobres pegavam os camponeses e os levavam com eles para eles não serem levados pelos bárbaros.
- Eles também pegavam as pessoas?
- Para trabalhar para eles lá. Serem seus escravos.
- Ah, entendi.
- Os camponeses que trabalhavam para os nobres eram os vassalos. E os nobres donos de um feudo eram chamados de suseranos.

Carly fazia cara de entendimento toda vez que eu sorria para ela. “Pelo menos ela está me entendendo”, pensei. Molhei meus lábios e pensei um pouco.

- Você por acaso já ouviu a sua professora falar dos burgueses?
- São os caras da burguesia, não é?
- Isso! Pelo menos você presta atenção em alguma coisa.
- Nesse dia a Hannah tinha faltado.

Ri dela e mordi meu lábio inferior. Carly me olhou rindo e continuei.

- Eles vão mudar as características feudalistas em um período. Mas, na sua pergunta, estão querendo saber quais eram as antigas características.
- E quais eram elas?
- A agricultura de subsistência, que eles só plantavam o que comiam; o trabalho servil, que os vassalos serviam aos seus suseranos; o poder descentralizado; e a economia onde predominava o escambo.
- O que é escambo?
- A troca. Eles não usavam o dinheiro, trocavam umas coisas com as outras.
- Ah... essa é a resposta?
- É!
- Nossa. Isso é fácil.
- Viu só? É divertido e fácil. Por isso é bom ser nerd às vezes.
- Mas eu não quero ser nerd.
- Ah, escreve a resposta logo.

Rimos juntas e ela escreveu. Eu passei o resto da minha tarde dando aulas pra ela. Foi divertido. Fazia muitos anos que eu não me divertia assim com ela. Depois, tomei um banho e minha mãe pediu uma pizza. Coloquei um blusão e uma meia, como de costume e fiz o coque no meu cabelo. Dessa vez, o blusão era dos Lakers, o time preferido do meu pai. Desci para vez Hora de Aventura com a Carly, esperando Dylan chegar com a pizza.

A campainha tocou e fui atender. Dylan sorriu para mim e peguei a pizza, já entregando o dinheiro para ele.

- O Liam disse que estava com saudades de você.  
- Ha-ha, que cômico.
- Mas é sério!
- Até parece né Dylan.

Rimos juntos e ele sorriu para mim e sorri de volta.

- Até mais, Angel.
- Até Dylan.

Coloquei a pizza na mesa e comemos. Fiquei pensando no Liam. Como será que ele está em Londres? Já deve ter até outra namorada. Tenho certeza. E ainda consegui pensar em quem seria o tal ser misterioso que me mandou a mensagem hoje à tarde. Bem, vou ter que esperar pra ver.

Fui dormir com isso na cabeça. Já não basta o Justin. Espera. E se for ele? É claro! Ele deve ter pegado com alguém o meu número. Que grande babaca.
.........................................................................................................................................................


Hey Geliebers! 


Eu dei uma de professora de História nesse capítulo, não liguem! U.U' Ela sacou que era o Biebs. E agora? Ela vai lá mesmo assim? No próximo capítulo! ;* 


Indicações:
http://imaginejbeliebers.blogspot.com.br/


Gostaram? Comentem! 


xoxo, Gih. 

You Might Also Like

20 comentários

  1. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH'
    PRIMEEIRA #REBOOOOLAAA \Õ
    Veey na boa , ta peerfeeita essa IB ! ^^
    Estoou amaando de coração ><
    Coontinuaa gatiinha , está maravilhooso *w*
    Bjoos ;*

    ResponderExcluir
  2. éé... ta perfeito mesmo!! aushahs continuuua

    ResponderExcluir
  3. Continuuuuua!! Gih também é cultura u_U

    ResponderExcluir
  4. OMG!! Tomara q ela vá néh?!? Se ela for, o q será q vai acontecer meu God!!! Eles vão se beijar?!? #ansiosa
    Ta PERFEITO!! CONTINUAA!

    ResponderExcluir
  5. AAAAi continua logo >.<
    XOXO @thalliacastroo

    ResponderExcluir
  6. amei amei a aula de história ahahahha
    continua *-*

    ResponderExcluir
  7. Ha-ha tive aula de história mesmo não estando na escola , legal.

    Ela tem que ir lá ver o Biebs ..

    Continuaa logo PLMDSS , perfeita >< '

    ResponderExcluir
  8. ta muito perfeita essa ib sério
    e eu quero que os dois se encontrem logo u.u
    continua amor :) beijos

    ResponderExcluir
  9. se acredita q até eu aprendi mais história com esse cap?kkk ficou perfeito demais,estou muito curiosa pelo o que vai acontecer!continua logo em?
    Pode divulgar diva?
    http://imaginebeliebersdojerry.blogspot.com.br/
    Te amo Gih!

    ResponderExcluir
  10. indica a minha IB:
    mybieber.spaceblog.com.br/
    by: A.K.

    ResponderExcluir
  11. Peeeeeeeeeeeeerfeito, posta logo !

    ResponderExcluir
  12. Peeeeeeeeeerfect! Faz capitulos maiooooooooorees haha (=
    Amo a IB, vééi na boa, é perfeita *--------*

    ResponderExcluir
  13. Aaaaaaaaaaaah, quer me maaatar de curiosidade é mesnina ? Vaaaai continuuua logo ! <3

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Little Angel, também é cultura U.u ta vendo Mãe que nem tudo que eu vejo é 'inapropriado' U.u #Mentirasinfinitas ! Muhaa
    é isso Angel de My Life -Lê Mistura de inglês com Português- Continua . Beijos Beijos

    ResponderExcluir
  16. UUUUUUUUUUUUH ESPERO QUE ELA VÁ, QUERO MT VER OQ VAI ACONTECER...
    HAHAH E VC É BOA EM HISTORIAA HEEIN HAHAHA.

    BJUS TA PERFEITOOO CONTINUUUA AMORE.

    BY:~KâÂH~*-*

    ResponderExcluir
  17. Ahhh que Perfeitoo...toh amandooo sua #IB
    ~leitora nova =D~ Continuaa logo???/
    ^^ by:Júh

    ResponderExcluir
  18. Meu deus q perfeição...
    serio vc eh mto criativa, qro q ela vá, eu toh super curiosa...
    bjs (CONTINUA LOGO)

    ResponderExcluir

Posts populares